Pelo segundo ano consecutivo, a Semana da Leitura encerrou com uma Gala Literária que envolveu alunos, entre os quais uma antiga aluna, professores, uma representante dos assistentes operacionais e uma representante dos encarregados de educação.
Esta gala foi promovida pela Biblioteca Escolar, em estreita articulação com o grupo de português do 3.º Ciclo, e teve como principais objetivos a promoção do livro e da leitura, a divulgação de autores e o trabalho colaborativo com a Biblioteca Escolar.
Esta gala começou a ser preparada no início do ano letivo, mas envolveu ensaios regulares desde meados de fevereiro. Entre textos e canções, todos deram o seu melhor para que voltássemos a ter casa cheia e, desta vez, até contámos com a presença do Senhor Vereador da Educação e com o Senhor Presidente da União de Freguesias de Malveira e S. Miguel de Alcainça.
Tendo como mote o subtema do Projeto Educativo para este ano letivo – Da terra ao mar e rumo ao futuro – a gala foi apresentada em duas partes: Terra e Mar. Foram selecionados textos diversos e canções no âmbito dos dois eixos temáticos e passaram pelo palco mais de 60 pessoas, numa noite em que a palavra teve o papel principal.
A gala teve um convidado muito especial, a quem agradecemos a generosidade - o conhecido e respeitado contador de histórias António Fontinha. Fontinha é o mais antigo contador de histórias profissional em atividade no país e aceitou participar nesta gala sem qualquer contrapartida. Estabelecendo a ponte com o projeto concelhio Contos terra a terra, que vai já na segunda edição e que engloba todas as bibliotecas escolares e a Biblioteca Municipal, António Fontinha falou da tradição oral e dos contos tradicionais enquanto património imaterial, divulgando ainda uma importantíssima obra que tipifica os contos tradicionais portugueses e os inscreve no contexto da tradição oral europeia - Catálogo dos Contos Tradicionais Portugueses, de Isabel Cardigos e Paulo Correia. A encerrar a sua intervenção, o exímio contador encantou-nos com um conto que engloba terra e mar.
A Biblioteca Escolar agradece aos nossos patrocinadores – a pastelaria Fradinho e o Intermarché da Malveira – que ofereceram produtos que permitiram servir um pequenos lanche no intervalo. De sublinhar o importante trabalho realizado pelos alunos do curso CEF que, orientados pelos professores Paulo Santos e Sérgio Oliveira e acompanhados pela Diretora de Turma, Professora Rosália Guerreiro, confecionaram e serviram um cocktail de boas vindas e as delícias que encantaram todos os presentes. Também no intervalo, foi disponibilizada, no foyer do auditório, uma feira do livro, em parceria com a Texto Editora.
A Biblioteca Escolar congratula-se com o trabalho que foi desenvolvido e felicita todos os que contribuíram para que esta gala fosse uma realidade. Uma palavra de apreço e de reconhecimento a todos os alunos pelo seu desempenho e pela seriedade com que estiveram em palco.
O vídeo seguinte, da autoria de um aluno que participou na II Gala Literária e a quem agradecemos - João J. - dá conta do ambiente vivido.